Vacinação contra covid-19 começa nesta segunda às 17h em Goiás

Governador Ronaldo Caiado (DEM) afirma que vacinação em Goiás terá início às 17h desta segunda-feira (18). Ele recebeu os 87.172 frascos da primeira remessa da CoronaVac, desenvolvida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, cedida ao Estado. Imunização irá priorizar idosos e trabalhadores da área de saúde. O cronograma no estado deve ser anunciado por Caiado em entrevista coletiva a ser realizada ainda nesta manhã.

O cronograma oficial do Ministério da Saúde previa o início de vacinação  para a próxima quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, antecipou a data após reunião com os governadores de Goiás, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A prioridade desta primeira leva de vacinação é para pessoas institucionalizadas, pessoas com deficiência institucionalizadas, indígenas e profissionais da saúde na linha de frente de combate à covid-19.

As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. As doses da CoronaVac também serão distribuídas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e companhias aéreas que farão o transporte gratuitamente.

A  Agência Nacional Vigilância (Anvisa) liberou o uso emergencial de 6 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca no Brasil durante evento realizado na manhã de domingo (17).