Espalhe por ai:

A determinação da Agência Nacional para que a Enel Goiás reduza as tarifas é resultado de extensa atuação do governador Ronaldo Caiado em fazer com que a concessionária, que promove a distribuição da energia elétrica no Estado, melhore a prestação do serviço

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou, nesta terça-feira (22/10), que a Enel Distribuição Goiás reduza as tarifas de consumidores em todo o Estado. A diminuição é de 5,08% para as residências, de 4,32% para empresas que utilizam baixa tensão, e de 2,89% para indústrias e demais companhias que utilizam alta tensão.

Ao todo, a Enel atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras e a medida começa a valer de imediato. O governador Ronaldo Caiado recebeu a notícia ainda pela manhã com entusiasmo e ressaltou que os avanços serão ainda maiores em Goiás. “Estão vendo? Vale a pena lutar. Já estamos conseguindo e vamos avançar muito mais”, afirmou.

Entre os motivos da redução da tarifa está o pagamento do empréstimo da Conta ACR, medida adotada pela Aneel, dentro da Agenda de Desoneração Tarifária. Isso contribuiu para a queda de 5,12% no reajuste. A conta ACR deveria ser paga em abril de 2020 e foi realizada em setembro de 2018, de forma antecipada, após extensa negociação entre a Agência, o Ministério de Minas e Energia e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Segundo a Aneel, esse movimento retirou R$ 8,4 bilhões das contas de luz dos brasileiros até o próximo ano.

Negociações
Desde que assumiu o Governo de Goiás, Ronaldo Caiado atua de forma intensa para fazer com que a Enel melhore a distribuição de energia em todo o Estado e atenda à demanda dos goianos. Em janeiro, o governador se reuniu com a diretoria da empresa e, após negativas, Caiado articulou para que a Agência Nacional de Energia Elétrica pudesse auxiliar nas negociações.

De lá para cá, a Aneel esteve presente em diversas reuniões, o que resultou na assinatura de acordo com a Enel para acabar com a crise do setor energético em Goiás. O documento foi firmado, em 26 de agosto de 2019, entre a distribuidora de energia; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o vice-governador Lincoln Tejota; e representantes da Aneel; além de secretários de Estado; e deputados estaduais e federais.

À época, Ronaldo Caiado ressaltou que acreditava que as expectativas serão atendidas. “Estamos confiantes de que tudo que foi assinado será implantado dentro dos prazos e investimentos necessários. Para vocês terem uma ideia, este termo vai, de imediato, gerar uma demanda de aproximadamente 1,5 mil eletricistas”, destacou.

Espalhe por ai:
https://www.morrinhosagora.com.br/wp-content/uploads/2019/10/IMG-20191023-WA0094-632x1024.jpghttps://www.morrinhosagora.com.br/wp-content/uploads/2019/10/IMG-20191023-WA0094-150x150.jpgMorrinhos AgoraGoiásA determinação da Agência Nacional para que a Enel Goiás reduza as tarifas é resultado de extensa atuação do governador Ronaldo Caiado em fazer com que a concessionária, que promove a distribuição da energia elétrica no Estado, melhore a prestação do serviço A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou,...As principais noticias de Morrinhos e Região