Eleitor brasileiro precisa entender o valor do voto

Onofre Garcia

No dia 15 de novembro os brasileiros vão às urnas para escolher os representantes do povo no Poder Executivo e Legislativo Municipal. Em Morrinhos a campanha eleitoral ganhou as ruas e vem sendo intensificada todos os dias, com os candidatos em busca do voto. É nesse momento que o eleitor precisa saber o valor do voto, escolher com responsabilidade, adotando critérios rígidos na hora de votar. Infelizmente boa parte do eleitor brasileiro ainda vai demorar um longo tempo para compreender a importância do voto e tornar-se cada vez mais politizado, a fim de reduzir a eleição dos maus políticos.

Quem ainda não ouviu, na época de campanha eleitoral, muitos dizerem que não gosta de política, que odeia política, demonstrando total despreparo na hora de escolher nossos representantes. Muita das vezes deparamos com os que tem uma visão paradoxal em relação aos políticos, já que criticam, xingam e protestam contra aqueles que depois de eleitos não trabalham em favor da comunidade, mas ao mesmo tempo elegem e reelegem todos eles. Está chegando o momento de o eleitor entender que o mandato de qualquer político é conferido por ele, somos nós eleitores que colocamos eles para nos representar, tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Vale ressaltar que o voto é o instrumento que tem o mesmo valor, independente de sexo, classe social, grau de instrução, raça, altura, beleza e etc. Ou seja, o voto depositado na urna sempre vai ter o mesmo valor, sendo assim, vamos aproveitar a oportunidade e fazer uma escolha pautada na mudança, que tem como principal item a renovação, quer dizer, renovação de nomes, ideias, comportamento, perfil e acima de tudo de práticas políticas.