Espalhe por ai:

Sentidos

Estamos no segundo semestre de 2019, ano pré-eleitoral e os partidos e lideranças políticas aguçam os sentidos para formação de chapas para o executivo e legislativo, visando as eleições do ano que vem. O ano de 2020 será diferenciado em alguns aspectos que vão exigir trabalho redobrado dos que pleiteiam cargos de vereadores e prefeitos. Um deles é o sentimento de mudança no cenário nacional por parte do eleitor, que deseja eleger representantes comprometidos com as necessidades do povo, outro ponto novo é a proibição de coligações proporcionais, que obrigará os partidos a se fortalecerem, apresentando chapas de vereadores fortes, com nomes de boa densidade eleitoral, caso contrário correm o risco de não eleger ninguém. Em Morrinhos não será diferente, tem uma maioria de vereadores aguardando a tal janela eleitoral, que deve ocorrer somente em março do próximo ano, para ir para outras siglas.

Cobiçado

Todos sabem que o cargo de prefeito é o mais cobiçado das eleições de 2020, por isso tem um número excessivo de nomes que deseja ocupar a vaga do Executivo Municipal. Vira e mexe em Morrinhos aparece nome novo como pré-candidato, engrossando a lista dos pretendentes à sucessão de Rogério Troncoso, que deixa a função em 31 de dezembro de 2020 e não pode ser candidato a reeleição. A eleição de prefeito é muito complexa, envolvendo vários requisitos para a disputa, dentre eles, possuir amplo poder de aglutinação, ter popularidade, conhecer os problemas e potencialidades do município, cultivar o combate a corrupção, apresentar programa de governo com propostas viáveis mostrando como e de onde vai tirar os recursos para concretização dos benefícios, possuir certa empatia e uma boa retórica e acima de tudo possuir uma mente aberta para fazer as mudanças que a cidade exige. Com essas qualidades o político ainda vai precisar gastar a sola do sapato para levar a mensagem ao cidadão e conquistar o voto.

Expressão

O PRTB e o DEM são os dois partidos da base do governador Ronaldo Caiado de maior expressão em Morrinhos e vão ter de trabalhar muito para selecionar nomes a fim de formar chapas competitivas para disputar vagas na Câmara Municipal. Sem as coligações proporcionais terão de concentrar forças rapidamente no processo de filiação e escolha dos que vão fazer parte da lista de candidatos a vereadores. Morrinhos conta com 13 cadeiras e de acordo com a nova legislação cada partido vai apresentar 20 nomes, sendo 30% reservado para as mulheres. Parece fácil, mas encontrar pessoas com qualidades para a disputa com chance de vitória, será muito difícil. Sendo assim, essa mobilização precisa ser executada brevemente, porque se deixar para última hora vai ter problema. O DEM por exemplo não tem nenhum vereador na cidade.

Nomes

Os nomes do vereador Wellington Dias-PSL, presidente da Câmara Municipal e o da ex-primeira dama Eneida Figueiredo, hoje na presidência do PSDB local aparecem no topo da lista de pré-candidatos a vice-prefeitos de Morrinhos no próximo ano. Mesmo sendo de grupos diferentes as conjecturas apontam ambos muito bem cotados para a função, tendo em vista as qualidades políticas de cada um. Para muita gente esses dois nomes somam muito em qualquer chapa majoritária do município. Só para lembrar Wellington Dias faz parte do grupo do atual prefeito de Morrinhos Rogério Troncoso e Eneida Figueiredo é do grupo do ex-prefeito Joaquim Guilherme.

Afirmação

Todos os presidentes de partidos políticos entrevistados no Programa Morrinhos Alerta, que vai ao ar de segunda a sexta, no horário das 17 às 18 horas, na Boas Novas FM tem afirmado que estão em estágios avançados de formação de chapas para eleição de vereador. Tomara que isso esteja mesmo acontecendo porque o cidadão ainda não teve acesso aos nomes. Será que é porque estão guardando segredo? Vai saber, mas o que importa é que essa mobilização tem de ser intensificada para que os pretensos candidatos tenham condição de fazer uma pré-campanha, buscando apoio para a disputa.

Elo

O vereador Sabará Medeiros-Podemos está realizando um importante trabalho na cidade, atuando como elo de ligação entre o prefeito e empresários interessados em conhecer as potencialidades de Morrinhos. Nesse trabalho o parlamentar tem se destacado na tentativa de trazer novos empreendedores para se instalarem no município, e no futuro bem próximo proporcionar a geração de empregos e rendas para Morrinhos. Sabará Medeiros manteve contato com a direção do guaraná Mineiro e também com diretores de uma usina fotovoltaica, com sede em Fortaleza-Ce.

Espalhe por ai:
https://www.morrinhosagora.com.br/wp-content/uploads/2019/05/coluna-fala-garcia-1.pnghttps://www.morrinhosagora.com.br/wp-content/uploads/2019/05/coluna-fala-garcia-1-150x138.pngadminMorrinhosSentidos Estamos no segundo semestre de 2019, ano pré-eleitoral e os partidos e lideranças políticas aguçam os sentidos para formação de chapas para o executivo e legislativo, visando as eleições do ano que vem. O ano de 2020 será diferenciado em alguns aspectos que vão exigir trabalho redobrado dos que...As principais noticias de Morrinhos e Região