Governo de Goiás vai implantar programa social de reforma de moradias

Governo de Goiás vai implantar programa social de reforma de moradias

Equipes da Agehab e do Gabinete de Políticas Sociais estiveram em Salvador (BA) para troca de experiências com responsáveis pelo Morar Melhor, premiado programa de reformas habitacionais da prefeitura da capital baiana

A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Lucas Fernandes, estiveram em Salvador, nesta terça-feira (12), para conhecer o Programa Morar Melhor da prefeitura da capital baiana, que promove pequenas reformas em moradias de pessoas em vulnerabilidade social. A comitiva do Governo de Goiás foi recebida pela vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador, Ana Paula Matos, e o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Sousa.

A troca de experiências e aprendizados entre os técnicos da área habitacional do Governo de Goiás e da capital soteropolitana visa o aprimoramento de estratégias para aumentar a eficácia de programas de reformas já existentes em Goiás.

“O governador Ronaldo Caiado já estava querendo implantar esse programa de reforma de casas, e hoje aqui pudemos conhecer esse programa que une assistência social junto com a construção. Eu costumo dizer que as pessoas que vivem em vulnerabilidade precisam muito mais do que a reforma na casa, e é isso que eles estão fazendo aqui, é isso que viemos aprender”, disse Gracinha Caiado.

Criado em 2015, o Programa Morar Melhor tem o objetivo de diminuir o déficit qualitativo nas habitações, promovendo melhorias e pequenas reformas nas casas, que podem incluir reboco e pintura, recuperação de telhado, troca de esquadrias e instalações sanitárias, a partir da necessidade de cada moradia. Durante a reunião, foram apresentadas as estratégias que viabilizam a execução do programa e ainda os resultados obtidos ao longo dos últimos anos.

“Com as sugestões aqui apontadas e com a expertise já existente em Goiás, eu tenho certeza que o trabalho de reformas de unidades habitacionais em Goiás vai avançar muito”, disse o presidente da Agehab, Lucas Fernandes. Ele ressaltou que a área habitacional é uma das prioridades do governador Ronaldo Caiado para os próximos dois anos de governo. “Há uma determinação explicita do governador para avançarmos muito na habitação de interesse social daquelas com custo zero para o cidadão que vai receber. Então, estamos focado em ampliar o trabalho de construção, de reforma e de regularização fundiária para 2021 e 2022”, concluiu.

Durante a reunião, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que até 2018 atuou como secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza da Prefeitura de Salvador, ressaltou a importância do aspecto social para o sucesso do programa. “Para além da mudança da estrutura física, a gente consegue reconhecer as pessoas que deixam de ir para rua, que voltam a frequentar as escolas. Nos nossos CRAS [Centro de Referência em Assistência Social], temos a fala muito clara nos grupos de que o Morar Melhor traz uma autoestima maior e a ideia de que a pessoa está sendo vista”, explicou.

A requalificação das casas designa maior conforto, dignidade e salubridade às famílias contempladas e ainda possibilita oportunidade de emprego e renda para pessoas das próprias comunidades contempladas. Em 2017, o Programa Morar Melhor foi premiado com o Selo Mérito Especial em reconhecimento ao sucesso e bom desempenho do programa durante o 64º Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social em São Paulo e, desde então, tem sido referência para gestores em diversas regiões do país.

O secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Carlos Sousa chamou atenção para a importância dessa troca de experiências entre gestores públicos, de qualquer esfera e/ou região do país. “Encontros como esses acabam criando uma interação e uma troca, às vezes até em relação a outros programas. Então, sempre são importantes essas reuniões, pois cria um intercâmbio com outros municípios e estados. Programas que deram certo aqui ou algum desafio que existe lá e que se encontram nesses debates”.

Após a vista, a coordenadora do GPS, Gracinha Caiado agradeceu a equipe do prefeito Bruno Reis e reforçou que a intenção do governador Ronaldo Caiado é de implantar o programa rapidamente. “Não posso deixar de agradecer toda a atenção do prefeito Bruno Reis, que disponibilizou toda sua equipe na pessoa do secretário Luiz Carlos e a recepção da vice-prefeita Ana Paula para com a nossa equipe do Gabinete de Políticas Sociais e da Agehab. E desde já, faço questão de convidar vocês que, se Deus quiser, rapidamente vamos implantar esse programa e quero que vocês nos visitem em Goiás para ver o que aprendemos com vocês aqui”, concluiu.

Fotos: Jefferson Peixoto

Gabinete de Políticas Sociais (GPS)