Morrinhos: Sem estação de coleta lixo da zona rural é jogado nas margens das estradas

O meio ambiente na zona rural de Morrinhos está sofrendo consideravelmente, depois que foram retiradas pela prefeitura as estações de coleta de lixo em vários pontos do município. Sem os containers de captação todo lixo produzido pela população rural está sendo despejado nas margens das estradas, provocando transtornos, mau cheiro e afetando diretamente o meio ambiente, podendo atingir até nascentes de cursos d’águas com perspectivas de contaminação.

A situação se torna ainda mais preocupante porquê, de um lado tem a falta de respeito e de responsabilidade do cidadão, que sem medir as consequências joga lixo nas margens das rodovias e estradas vicinais. Do outro lado, tem o Poder Executivo que não oferece condições ideais para o descarte de lixo ou entulhos em pontos estratégicos do município. Sendo assim, o meio ambiente é que sofre com os efeitos, muitas vezes irreversíveis, da falta de conscientização do cidadão e descaso do Poder Público Municipal.

Uma cidade como Morrinhos já deveria ter uma estação de tratamento de lixo compatível com a produção de resíduos dos moradores. Mesmo sabendo que os recursos são altos, cabe aos órgãos competentes municipais que tratam do meio ambiente, buscar investimentos junto ao governo federal, a fim de construir uma estação de tratamento de lixo que atende a demanda da população. Outro fator que poderia contribuir para a conscientização da comunidade é promover campanhas em massa, chamando a atenção de todos para juntos trabalharem em favor de uma destinação adequada para todo o lixo produzido.