Morrinhos teve aumento de 222% nos casos de dengue

Diante da pandemia do novo coronavírus que tem modificado a vida da população outro velho problema preocupa as autoridades de Saúde: a dengue. Entre os meses de janeiro e maio de 2020, Morrinhos teve 948 casos notificados de dengue, sendo 797 confirmados e uma morte suspeita.

O dado de casos confirmados chama atenção, principalmente se comparando como mesmo período de 2019, quando foram notificados 240 casos de dengue. Diante do índice, o município já acumula quase três vezes mais o número da doença com um aumento de 222%.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Goiás (SES-GO), em 2020 já foram notificados 60.543 casos de dengue em Goiás. Desse número, 35.715 foram confirmados. Goiânia possui o maior número de casos notificados.

A Prefeitura tem realizado ações de combate a dengue por toda cidade, desde cartazes anexados nos órgãos públicos e disponibilização de panfletos sobre a temática, descrevendo os riscos causados pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Equipes Municipais de Combate às Endemias realizam diariamente o trabalho de orientação e eliminação de criadouros do mosquito.

Sintomas da Dengue

Os principais sintomas da dengue são febre alta, com início súbito, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular e nas articulações, perda de paladar e de apetite, náuseas e vômitos, cansaço e erupções e manchas avermelhadas pelo corpo.

Na chikungunya, os sintomas são semelhantes, mas persistem por mais tempo.

Caso o munícipe tenha esses sintomas deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima a sua residência, evitar tomar remédios por conta própria e, se fizer exames particulares, deve notificar a doença para que a Prefeitura possa agir no controle e combate ao mosquito.

Fonte: https://extranet.saude.go.gov.br/public/dengue.html